A falta de segurança informática e humana na empresa é uma questão de importância extrema. A falta desta implica perdas de conhecimento exclusivo da empresa, dinheiro, tempo, patentes, outras.
A segurança no eBusiness é uma questão crítica que as empresas têm de assegurar aos seus clientes. Fique connosco e acompanhe-nos nesta viagem ao mundo da Segurança da Informação e veja algumas tecnologias e comportamentos disponíveis para se proteger.
A segurança da informação compreende não apenas o universo computacional, mas todo o perímetro em redor das informações, da segurança física à segurança lógica.
que lhe é dada muita importância, pois dela dependem a segurança e o bem-estar de um individuo, de uma empresa e de um país. No entanto, existe uma lacuna de informação sobre este assunto, assim como a sua aplicação. O que se pretende com este trabalho, é a investigação e recolha dos melhores métodos de prevenção e protecção existentes globalmente, para a segurança física e lógica. Mostrar o que poderá ser feito para melhorar a segurança existente, as vantagens, os custos e o seu reflexo na vida da organização. Hoje em dia, existe muita informação para a utilização segura de um PC. Mas existe pouco que vá de encontro à segurança efectiva de uma organização que lide diariamente com informação valiosa e que tem necessidade de a proteger. A ameaça e os riscos a que a informação está sujeita, não é problema apenas das empresas afectadas, mas de todos os que nela
e civilizações e um enorme espaço de trocas comerciais. A Internet é actualmente, o espaço mais democrático dos media existentes, segundo a Internet World Stats[1]( Internet World Stats, 2007 ), %u201CWith a very low investment almost anybody that can read and write can have access to the World Wide Web%u201D. Um local onde todos os cidadãos de qualquer parte do mundo podem escrever e dizer o que pensam, sem barreiras, onde podem ter a sua página pessoal gratuitamente ou a custo muito reduzido: %u201CWith a very low investment, anyone can have a web page in Internet.%u201C e onde podem conhecer pessoas e comunicar com todo o mundo.
É também uma nova oportunidade de comércio onde pequenas e grandes empresas se medem pelo valor dos seus produtos e conhecimentos e não através do seu tamanho ou poderio financeiro. %u201CAlmost any business can reach a very large market, directly, fast and economically, no matter the size or its location of your business [1]( Internet World Stats, 2007)%u201D. Um espaço onde se batem de igual para igual pelo favoritismo dos internautas. Eliminou-se a necessidade de armazenistas, vendedores intermédios, retalhistas e revendedores. O mercado tornou-se directo, flexível, e flutuante. Começou a ser regido em tempo real, por factores económicos de Oferta e Procura. Novos desafios e novas oportunidades numa corrida que ainda está a começar.
Mas%u2026 Com a conveniência que o acesso fácil à Internet trouxe, vieram também novos riscos. O valor começou a estar na informação e esta, começou a ser cobiçada e procurada. A perda, a corrupção, a má utilização e o roubo, passaram a fazer parte dos medos de quem possui informação valiosa. Se a informação está disponível electronicamente e ligada à rede, a sua segurança ficou reduzida. Pode ser alcançada por pessoas mal intencionadas em qualquer parte do mundo, a qualquer altura. Fisicamente, poderíamos ter guardas, câmaras, cães, separação de informações por cores, envelopes, caixas, cofres e bancos. Apenas a nossa chave e a nossa pessoa bastariam para proteger. Os dados electrónicos, passaram a ser mais vulneráveis que os mesmos em suporte físico. Electrónicamente e online, a informação não tem suporte físico, não pode ser distinguida fisicamente de outra informação ( Ginca, 1987 ). Perderam identidade física e ficaram mais vulneráveis. Na rede, a segurança física é inútil. Novos desafios obrigam a novas soluções. Tanto em hardware como em software. Obrigam a novas mudanças comportamentais e de gestão. A segurança passou a ser visto não como uma despesa mas como um investimento. Hoje a segurança é vista e organizada pelos superiores hierárquicos. É sua a obrigação de defesa dos dados, e o comprometimento destes tem sérias repercussões na vida da empresa, podendo vir esta a incorrer em fortes sanções económicas e sociais. Imaginar por exemplo, a base de dados do eBay ser roubada. O enorme número de utilizadores, moradas, cartões de créditos, informações pessoais, %u2026 A reputação do eBay seria seriamente afectada e além da futura falta de confiança na empresa, poderia traduzir-se no encerramento desta.
Segurança a nível informático e Segurança a nível comportamental: _ acessos _ permissões _ métodos de acesso _ segurança _ criptografia de dados _ destruição de dados _ criptografia dos dados
Segurança fisica e lógica |
|